Mais uma vez, a Pinacoteca de São Paulo apresenta exposições imperdíveis para o mês de julho. O museu é composto por três edifícios: a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea, todos localizados no bairro da Luz, na região central de São Paulo.
Você pode acessar as diversas exposições e instalações de todos os edifícios com um único ingresso, que pode ser adquirido na entrada da Pinacoteca ou online na página de ingressos da Pinacoteca na plataforma INTI.
Animou? Saiba mais detalhes sobre as 8 exposições em cartaz na Pinacoteca de São Paulo em julho de 2024:
Sallisa Rosa: topografia da memória | Pina Contemporânea
A mostra é composta principalmente por esculturas em cerâmica e propõe abordar questões ligadas à memória, ancestralidade, paisagem e erosão da terra.
- até 28 de julho
Lygia Clark: Projeto para um planeta | Pina Luz
A mostra, que compõe a série "Bichos" de uma das artistas brasileiras mais relevantes do século XX, comemora o seu centenário com obras de mais de 30 anos de carreira.
- até 4 de agosto
Sol Fulgurante: arquivos de vida e resistência | Pina Estação
Em realização conjunta com o Memorial da Resistência, a exposição constrói diálogos sobre o estado de exceção a partir dos acervos artísticos e documentais de ambas as instituições.
- até 18 de agosto
Cecilia Vicuña: Sonhar a água – Uma retrospectiva do futuro (1964…) | Pina Contemporânea
Em colaboração com o Museu Nacional do Chile, em Santiago, e o Malba, em Buenos Aires, a mostra apresenta o compromisso de Cecília Vicuña com as lutas populares, o respeito aos direitos humanos e a proteção ambiental.
- até 15 de setembro
Gervane de Paula: como é bom viver em Mato Grosso | Pina Luz
A instalação questiona as problemáticas sociopolíticas do Centro-Oeste brasileiro a partir de pinturas, autorretratos e trabalhos de cunho crítico.
- até 24 de setembro
José Bento: Caminho de Guaré | Pina Luz
O projeto sensorial explora a relação com o espaço, tempo e memória, atribuindo novos significados ao principal material de trabalho do artista, a madeira.
- até 24 de setembro
J. Cunha: Corpo tropical | Pina Estação
Mostra apresenta a trajetória do artista, acompanhando seus percursos pela Bahia e projeção pelo mundo, e enfatiza o caráter experimental, a diversidade das linguagens e o compromisso político do artista e de sua obra.
- até 29 de setembro
Pinacoteca: Acervo|Pina Luz
A exposição, feita do acervo de arte brasileira da Pinacoteca, ocupa 19 salas do Edifício Pinacoteca Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas.
- até 31 de dezembro de 2028
Por Sofia Zizza
Atualizado em 11 Jul 2024.